sábado, 29 de agosto de 2009

Vereador de Rio das Pedras (SP) quer moeda própria para a cidade

Proposta de parlamentar pode agitar pacata cidade do interior paulista nos próximos dias

A pequena cidade de Rio das Pedras (SP), que conta com aproximadamente 30 mil habitantes, encontra-se num debate intenso nos últimos dias. O vereador – presidente da Câmara - Elizeu Góis (PSB) está estudando apresentar, nas próximas semanas, projeto de lei que cria moeda exclusiva no município. O objetivo, de acordo com Góis, é fortalecer o comércio local e reduzir a relação de dependência excessiva da população em relação ao comércio de Piracicaba, cidade que se encontra há poucos quilômetros de Rio das Pedras.

Conhecida por ser uma marca do ciclo cafeeiro e dos lendários barões de café, Rio das Pedras, que tem na cana-de-açúcar a sua principal base econômica, poderá ter essa moeda própria, como já ocorre na cidade de Fortaleza – capital do Ceará. Lá existe o "Banco Palmas", fundado a partir de um projeto social de um complexo de habitações populares e favelas, chamado "Conjunto Palmares". Há mais de 10 anos o "Palmas" – dinheiro de circulação local, com valor idêntico ao real – existe e tem dado certo, servindo de modelo para 44 bancos populares espalhados pelo Brasil.

De acordo com Góis, o exemplo do Banco Palmas de Fortaleza será útil, porém não há um modelo que se encaixe exatamente com a necessidade de Rio das Pedras. "Vamos ter de pegar um pouco daquilo que vem dando certo em cada um dos projetos já existentes e analisar se não há alguma particularidade que seja exclusivamente nossa para incluirmos no projeto", explica.
No Sudeste brasileiro a primeira cidade a adotar o sistema é a carioca Silva Jardim, onde já está em andamento a implantação do "Capivari" – dinheiro para circular apenas nessa cidade.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Câmara de Rio das Pedras, (19) 3493 2321.

Nenhum comentário: