terça-feira, 17 de março de 2009

Um novo começo.

Pouco falei sobre a minha entrada em uma Universidade.
Pois é, pessoal: Agora sou um universitário. Depois de muitas confusões, faculdades que não abriram turma, etc, agora posso dizer: Deu tudo certo e já faz 1 mês que iniciei os meus estudos na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
É tão estranho e, ao mesmo tempo prazeroso, verificar este primeiro momento em que tudo parece novidade. Passado exato 1 mês do início das aulas, já pude notar que a classe começa a ficar mais íntima de si mesma. As pessoas, finalmente, estão mais dispostas a se conhecerem. Quebrou aquele gelo terrível (e temível) da timidez. Todos estamos nos reconhecendo no mesmo barco. Isso é bom.
Obviamente que turmas já estão se dividindo. Alguns do canto de lá, outros do canto de cá, os do fundão, os da frente... Algumas desavenças já surgiram também. Mas, em geral, tudo está muito bom.
As matérias que antes eram aguardadas com muita ansiedade, agora já trazem a nós um certo desespero. É o caso da "Teoria da Comunicação", por exemplo. É tanta teoria, tanto texto pra ler, que a gente fica perdido. As aulas são ótimas. Aquela boa troca de experiências entre o professor e o aluno, mas são muito dados. Às vezes me pego viajando. Às vezes não entendo. Enfim, faz tudo parte de um novo momento de minha vida.
Por incrível que pareça outra aula que tem tirado o meu sossego é "História da Arte". Infelizmente tive um ensino médio bastante complicado. Muitos contextos eu não sei mesmo. Aí, além de entender sobre estes novos dados que a faculdade propõe, tenho que buscar informações que eu já deveria saber, de alguma forma.
Por outro lado, algumas aulas despertam o meu encanto: "Leitura e Produção Textual" é um bom exemplo disso, e também "Filosofia", "Laboratório de Voz" e "Introdução ao Jornalismo" entram no patamar das disciplinas que eu, particularmente, estou me apaixonando.
Mas o maior barato, neste instante, é a convivência humana mesmo. Os gestos dos novos colegas de classe, futuros amigos de profissão. Todos estamos envolvidos com um brilho no olhar perspicaz! E quando um mostra um certo desânimo, lá estão os outros, dando força para prosseguir na jornada!
E que jornada! São 4 anos divididos em 8 semestres.
Enfim, está sendo uma experiência muito especial. Obrigado a todos pelas boas energias e pela torcida!

Nenhum comentário: