segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Faço o melhor que sou capaz só pra viver em paz

Não é falta de jeito, nem falta de vontade, nem indisposição... É medo! Não adianta, o mal do século está no medo que as pessoas têm de serem felizes, em qualquer aspecto. Fico pasmo quando vejo alguma pessoa feliz e esta me vira e diz: “ai, tenho até medo de rir, dizem que quando a gente está muito feliz é porque algo de mal está para acontecer”. Que tipo de seita é essa que acreditam? É como se nos preparássemos, por estarmos muito alegres, para passarmos por momentos angustiantes?
Besteira!
É claro que não dá para ser feliz sempre. Há dias em que surpresas negativas surgem. Mas é preciso sim viver sem medo, sem medo inclusive dessas surpresas.
Um rico pode falir. Um cantor pode ficar sem voz. Uma demissão pode interromper vários sonhos. Um amor pode acabar de repente. Um amigo pode ir embora para sempre. Uma doença pode chegar. Uma traição pode atormentar. Enfim, há sempre muitas possibilidades... Mas as ruins, acreditem, são as menos prováveis.
Sou muito fã da Lei de Murphy, àquela que diz que se algo pode dar errado dará e ponto. Sou fã porque essa lei, por mais pessimista que pareça ser, carrega para si uma onda de otimismo enorme. Oras... Se algo pode dar errado sempre por que não rir quando der? Por que não buscar no otimismo a força para quebrar muros e barreiras?
Mania feia esta a nossa de desistir logo, de desacreditar antes de acreditar, de impedir de se apaixonar de novo, por medo, por instinto... AH! Que gente covarde a gente está virando?
Eu não quero! Eu quero acreditar. Eu quero seguir... Pelos bons e maus caminhos. Mas eu quero.
Gente que vive dentro de si mesmo, reprimindo suas vontades, seus gostos, quem se é, por medo. Medo de ser feliz... Medo de sorrir... Medo de amar... Medo de chorar!

Bem, fica uma música dos Los Hermanos que muito gosto...

“O Vencedor”, Marcelo Camelo.

Olha lá, quem vem do lado oposto
Vem sem gosto de viver
Olha lá, que os bravos são
Escravos sãos e salvos de sofrer
Olha lá, quem acha que perder
É ser menor na vida
Olha lá, quem sempre quer vitória
E perde a glória de chorar
Eu que já não quero mais ser um vencedor
Levo a vida devagar pra não faltar amor
Olha você e diz que não
Vive a esconder o coração
Não faz isso, amigo
Já se sabe que você
Só procura abrigo
Mas não deixa ninguém ver
Por que será?
Eu que já não sou assim
Muito de ganhar
Junto às mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
Só pra viver em paz

4 comentários:

Nayara de Oliveira - Naná disse...

Amigo... Devia ter lido antes seu blog!

Lindo! BeijoOo

Anônimo disse...

"...vou querer amar denovo, e se não der não vou sofrer, já não sonho, hoje faço com meu braço meu viver..."

Anônimo disse...

Ronald,

Seus textos têm uma incrível forma de nos pegar, jogar, bater e acordar! Seja mais frequente em seu blog, é bom te ver, transparente, por aqui. Abração. Maurício.

Anônimo disse...

Lindas palavras. Sou fã da Murphologia também e adoro Los Hermanos... Adoro você!


Ângela.